segunda-feira, 16 de maio de 2011


RELATÓRIO DE ANÁLISE CRIMINAL Nº 01/2011
“OCORRÊNCIAS MAIS FREQÜENTES”
NO MÊS DE JANEIRO A ABRIL DE 2011

A maioria das ocorrências registradas pelo telefone 190, pela leveza de sua natureza, não são consideradas propriamente crimes, mas infrações de pequena monta ou contravenções penais, o que corresponde a 32%.
Ocupando o primeiro lugar nas chamadas ao telefone de emergência 190, perturbação do sossêgo alheio ocupa o primeiro lugar, com 13% de todas as ocorrências. O que será minimizado com as providências tomadas pela Força Tarefa que hoje conta com a Secretaria de Meio Ambiente do município e com o IMAP, apoiando o trabalho da Polícia Militar.
A violência Doméstica ocupa o segundo lugar, com 9%, o que exige maior interesse das partes ofendidas em registrar as ocorrências para aplicação da Lei Maria da Penha e outras relativas aos casos.
Em terceiro lugar vem o Furto, com 7% dos casos. Esse delito aumentou em função da vulnerabilidade dos estabelecimentos somados à ocupação dos abrigos, o que reúne grande número de jovens sem aula e sem ocupação lucrativa. Aconselhamos as pessoas a instalarem dispositivos de segurança para identificação dos infratores, o que facilitará sua captura.
Depois, segue-se Ameaça (6%), desordem (5%) e Acidentes de Trânsito (também com 5%), foram 33 acidentes de trânsito, atribuídos ao aumento  repentino da frota, sem que a cidade possua vias opcionais de escoamento do tráfego, o que leva ao uso concomitante de pedestres, veículos de propulsão humana, motocicletas, e veículos automotor de pequeno, médio e grande porte, inclusive, estacionando na pista de rolamento. Outro fator é a velocidade prevista para a via que é repetidamente desrespeitada pelos usuários.
Os bairros de maior incidência de crimes são: Centro em primeiro lugar, com 21% do total, em segundo lugar o Agreste, com 19% e Loteamento Cajari, com 5% das ocorrências atendidas. Atribuímos o fenômeno à disposição dos estabelecimentos nessas regiões o que facilita a passagem de um imóvel para outro e permite acesso total ao interior dos prédios pelo telhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário