quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A FACE DO CRIME EM LARANJAL DO JARI

           Podemos entender os vários comportamentos dos eventos criminais em Laranjal do Jari, a partir de alguns fatores biológicos, psicológicos e sociais, os quais, segundo nosso estudo, podemos atribuir as responsabilidades pela criação dos criminosos.
           Observemos um local no centro da cidade, onde, ciclicamente, se transforma num verdadeiro formigueiro humano, em plena Avenida Tancredo Neves, pelo menos dois dias na semana. Lá, a partir da primeira hora da madrugada, ninguém fala a mesma língua devido à grande quantidade de álcool vendida na boate e nos bares circunvizinhos. Dentro do recinto podemos encontrar dezenas de “periguetes” dançando desde o “melody” até a milenar dança da chuva, observadas atentamente por milhares de admiradores hormonais, tentando, no final do evento, levar como troféu a garota mais afoita do local.
           Note-se que, os padrões de motivação do ofensor, e as oportunidades que existem para a ocorrência dos crimes, superam os níveis de proteção existentes para as vítimas, e o meio ambiente favorece a prática de crimes.
           Nesse sentido, verificamos que a prevenção do crime, nesse caso específico, somente se dará a partir da alteração das condições de desenvolvimento do crime, através de mecanismos adequados para a reabilitação social do espaço físico.
           Assim, em relação ao ambiente e ao comportamento criminal, trabalhamos com três premissas:
1. O comportamento criminal é fortemente influenciado pela natureza do ambiente imediato onde ele ocorre. Não é resultado somente do comportamento criminogênico do indivíduo; daí a necessidade de frustrar as oportunidades de concentração dos indivíduos, tirando-lhes as condições de confronto.

2. Observamos a compreensão desses fatores e dos padrões dos crimes, como poderosos instrumentos para sua prevenção e identificação. Isso permite ao poder público, em particular a polícia militar, concentrar recursos em situações e locais específicos, onde haja problemas criminais.

3. A mudança dos aspectos criminogênicos das áreas de risco, pode reduzir, de forma relevante, a incidência criminal, de violência e de desordem na cidade de Laranjal do Jari.

           Em conclusão, com a implantação do Policiamento Comunitário, teremos uma mudança radical no comportamento da cidade, visto que, a presença policial em tempo integral favorecerá de forma decisiva a tranquilidade das comunidades do Centro da Cidade e dos bairros circunvizinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário