quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

GOVERNO INAUGURA PRIMEIRA UNIDADE DE POLICIAMENTO COMUNITÁRIO DO ESTADO, EM LARANJAL DO JARI


           Ocorreu, nesta quarta-feira, 14 de dezembro de 2011, a inauguração da Unidade Integrada de Policiamento Comunitário – UNISC, em Laranjal do Jari. Com a implantação dessa primeira célula, o Governo do Estado cumpre uma a promessa feita durante o Planejamento Plurianual Participativo, realizado aqui, no Vale do Jari.
           O evento contou com a presença do Governador, três Deputados Estaduais, a Prefeita e os vereadores de Laranjal do Jari, representantes das instituições e entidades comerciais, sindicatos e a comunidade da região contemplada.
           A Unidade contará com uma viatura, e com os serviços de 30 policiais militares, que trabalharão nos bairros: Malvinas, Centro e Santarém, oferecendo à comunidades desses bairros um novo modo de fazer segurança pública, que é a atuação policial baseada em estratégias participativas, visto que as ações são compartilhadas com um Conselho de Segurança composto, preferencialmente pelas seis maiores forças da sociedade: Polícia, comunidade, autoridades civis eleitas, comunidade de negócios, poder judiciário ou MP, e a mídia.
           Nesse sentido, fundamentada no exercício pleno da cidadania e no mais profundo respeito aos Direitos Humanos, a tropa da UNISC vem quebrar a resistência que e o comodismo da sociedade, através da participação popular nas ações policiais, para a redução dos índices de criminalidade.
           Finalmente, uma vez implantada a Unidade policial, seguiremos os próximos passos, que são: reunião com as lideranças das comunidades, a capacitação dessas lideranças sobre o papel deles, dos policiais e dos moradores dos bairros, a avaliação dos resultados, então, futuramente a expansão do programa a toda a cidade de Laranjal do Jari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário